Posted by Hello


CLOWNS OF THE MONDERN TIMES: Como num grande, enorme, gigantesco circo,à escala planetária, que nos entretém, ou a isso se propõe, menos à medida dos antigos bobos de corte, do que à de palhaços brancos - sem demérito para estes...- em várias esquinas do mundo, os políticos da nossa actualidade, fazem um cortejo de hipocrisia, idiotices, manobras ilícitas para fins de engrandecimento pessoal, da personalidade, da vaidade ou mesmo da fortuna. Passando por cima de tudo, de todos, com um à vontade pleno de arrogância.

Assistimos diariamente a cortejos de personalidades, tais como Bush, Blair, Schröder, Barroso, Lula, Chirac, Berlusconi e, mais à escala da nossa província, Santana, Sócrates e Sampaio (... não tendo seguido as regras protocolares, do alinhamento dos nomes, mas mais um critério, digamos, artístico), dizendo dislates, extremismos, desaforos, enormidades, querendo a todo o custo um cantinho no mausoléu da credibilidade e da fama.

As coisas passam-se por todo o lado, fazendo uso dos mesmos princípios de egoísmo individualista, à custa do sacrifício dos princípios de outros (dos outros), numa usurpação das regras de recíproco respeito democrático, entre eleitores e eleitos e, onde tais regras nem existem, porque inexistente é a própria democracia, pelo abuso, simples e cru, dum poder, tomado à força, ou nascido com o berço.

Seja porque razão for, não temos nós, os espectadores deste “circo”, tido sucesso toda e qualquer tentativa de ignorar o espectáculo destes nossos “Clowns”.

Recentemente, na nossa pequena parcela europeia, a que mais a oeste se situa - o que nos dá aquela ideia de que, ao menos, poderemos um dia saltar à agua - o nosso circo, provinciano, não se tem poupado a esforços para nos entreter. Uns artistas - que, neste caso, tenho mesmo dificuldade em inserir noutra área profissional, e tenho também nesta, visto nutrir a máxima consideração pela arte, em geral - que dizem e dizem o su contrário, fazem e dizem que nunca sequer tinham pensado fazer, ou que afinal já tinham pensado, antes de todos os outros... nomeiam e retiram a nomeação, indigitam e demitem ainda antes do acto de posse, etc... (nem pensem que vou exemplificar mais, pois passaria horas a escrever!).

Mas, nesta cruzada ingrata contra a Democracia, como ideal (ainda existem ideais, aliás porque são isso mesmo), há uma vantagem que fica do nosso lado, do lado dos que assistem: poderem ter emoções riso, choro, contentamento, depressão, mas sobretudo riso, muito riso.

"Levanta-te e ri"?
"Fico chateado, pois claro que fico chateado..."

Comentários

Hipatia disse…
Sabes, consigo imaginá-los a todos como caricaturas. Mais como caricaturas do que como palhaços.

A um deles, consigo até imaginá-lo com facas espetadas nas costas e um cutelo na mão; a outro imagino-o a experimentar sapatos de bailarina na sua casa emprestada com vista para o Tejo, enquanto joga ao “Risco” com a marinha nacional; outro, vejo-o enfiado na Net a procurar citações novas, lendo às escondidas o Renas e Veados; outro ainda imagino-o num banho de imersão com head-phones na cabeça para esquecer mais um pouco que Portugal ainda existe; há outro que já vejo de calções bávaros e t-shirt a dizer God Save America; há ainda outro que imagino montado num burro enquanto conta barris de petróleo; outro vejo como um polvo vestido por Armani e perfumado por Gucci...

Caricaturas apenas. Feitas de papel. Sem relevo algum, nem ideias, nem corpo!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ehhh. Acertaste! Também indigitas Governos? :))) Estão uns tantos já escolhidos, ou o perfil que se espera para a função, ehhe. Quem me lebram esses, quem, quem??
Hipatia disse…
Pois, quem serão?

;)

Mensagens populares deste blogue

Millennium de Stieg Larson: Os homens que odeiam as mulheres

A memória cada vez mais triste do 25 de Abril