Pode um país desenvolvido colapsar?


Pode um país desenvolvido colapsar? Ou apenas colapsam países subdesenvolvidos, ou ditos 'em desenvolvimento'?

Um país como a Islândia, agora em profunda crise económica e social, pode entrar em banca-rota e entrar em colapso? E que acontece após isso, se for o caso?

Jared Diamond não faz prognósticos, mas fez e continua a observar a evolução de sociedades diversas, algumas talvez em perigo quase iminente de colapso e risco de perda de habitantes, forte fluxo emigrante, necessidade urgente de ajuda internacional, risco de grande colapso populacional (e decréscimo populacional acentuado em tempo muito reduzido).

Indícios e inícios da queda e tendência para o colapso económico e social são, entre outros aspectos: resistência persistente a um crescimento económico, persistente decréscimo populacional, persistente divergência de parceiros económicos e comerciais, e antes de tudo isto (e muito mais do que estes meros exemplos), drásticas alterações climáticas que conduzam a situações irreversíveis, cataclismos de grande impacto social e nacional (Haiti...), deflorestação intensiva, esgotamento de recursos impactantes para uma sociedade, dificuldades crescentes de estabelecimento de parcerias comerciais e políticas (casos como alguns países sul-americanos, como a Colômbia e outros), conflitos sociais agravados e continuados (Indonésia, Etiópia, Afeganistão, Sudão, etc.

Diamond aborda muitos destes 'casos' de possível, ou muito provável, colapso, com base em fenómenos naturais e desastres ecológicos, mas também com causas em grande inércia desenvolvimentista.

Pode um país hoje permanecer décadas em quase total estagnação económica e tecnológica? Casos como a Albânia... muitos países africanos, alguns da América do Sul, Europa de Leste, Ásia.
E pode um país inserido num bloco económico e político desenvolvido entrar em processo colapsante? Portugal está livre desta catástrofe?

Há já exemplos de algumas sociedades que colapsaram: Antiga Jugoslávia, Groenlândia, Somália, etc.

Mais do que responder concretamente a estes fenómenos, observemos com olhos realistas, e não forçosamente pessimistas, alguns países, algumas 'civilizações' e as persistentes notícias, algumas já com anos de continuidade, sobre países africanos, sul-americanos, países em situação geográfica extrema, como Groenlândia e terras do Círculo Polar Árctico, povos como os esquimós...

Um país que continuamente não consegue encontrar um caminho de desenvolvimento, que não tem impacte internacional com nenhum produto ou serviço (seja um produto de impacte inovador e tecnológico, ou um produto convencional e tradicional mas de procura continuada, ou um serviço, como o Turismo), pode entrar em colapso, muitas vezes apenas retardado por fortes apoios e/ou parcerias internacionais...

Conhecem algum assim?!?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Millennium de Stieg Larson: Os homens que odeiam as mulheres

A memória cada vez mais triste do 25 de Abril