4 de Outubro

Mais uma etapa política, quando de político, de que sempre gostei, ando cansado. Tem sido assim nos últimos anos. Embora da última vez eu tenha acreditado em Passos Coelho, por estar demasiado saturado das mentiras de Sócrates e das suas aldrabices (para dizer assim de forma suave).

As eleições são para a grande maioria de um povo que se escusa e recusa a pensar para além de si mesmo, a pensar no seu país, o único acto de participação social e política. Um facto, triste e, a meu ver, pernicioso, mas pelos vistos será assim por muito mais tempo.

As eleições são para mim o acto menos importante desta democracia, literalmente. Noutras democracias, já diria diferentemente. Mas são o que são. E, apesar de tudo, são um momento de alguma, pouca, verdade, onde a mentira é uma incrustação indesejada e perigosa. Muita mentira, para se chegar a um momento de verdade, perversa.

Estas eleições não me demovem do que tenho pensado e dito. Não concordo com a Austeridade, de modo algum. Acredito ser perfeitamente possível o rigor e um ajustamento das Contas Nacionais, públicas e privadas, sem austeridade. Embora rigor implique algum matiz de austeridade, pois restringe desvarios a quem os tem feito. O triste facto é que a Austeridade, ou o Programa dela como o conhecemos, serviu mais desvarios do que rigor. E não é exclusivo português.

No momento da escolha, porém, muitos portugueses terão percebido que entre esta triste miséria, entre esta constante ameaça de mais empobrecimento e desgraça, pessoa a pessoa, família a família, mas ainda por confirmar se se irá agravar (pessoalmente estou certo que sim), e a certeza de mais desvarios e despotismo, por não se saber fazer outra coisa que mascarar um desenvolvimento económico com investimento público ainda mais pernicioso e irresponsável, o que nos levará a um novo ciclo de austeridade ainda mais violento no futuro, uma silenciosa multidão de potenciais eleitores parece inclinar-se para "do mal o menos" e negar ao Partido Socialista, preso à Maçonaria e ao enriquecimento ilícito dos seus, a possibilidade de ganhar o Poder. E, assim, o povo parece querer dar esse Poder aos "fascistas", como pretende este PS que sejam vistos todos os que estiverem "à sua direita" (coisa que não sei o que é).

O medo de nada ganhar, que é neste caso, o medo de tudo perder, é uma grande rasteira da Política e nem todos se sabem esquivar a ela. Costa não se aguentou nos seus já proverbiais ímpetos de raiva e indubitável totalitarismo, ao dizer que iria estar contra, votar contra, chumbar tudo, o que da "direita" viesse. Ninguém lembrou a Costa que os tempos do PREC já acabaram e que numa democracia que se quer a si mesma madura, não admite ódios, admite ideias diferentes, adversários, não inimigos. O respeito e a tolerância não são coisa de Costa.

Por assim ser, espero bem que Costa, ou melhor, que o próprio PS perceba e já faz tempo, que precisa de um líder, primeiro que tudo, e não de um chefe. Que precisa de um líder tolerante e que não vida com ódios. Um líder que respeite o que lhe for dado, mesmo que pouco seja, no momento do que diz defender como a máxima expressão democrática (que não o é para mim), o voto. Como algumas vezes os pais têm de assumir que é melhor o filho não transitar de ano lectivo, por lhe faltar maturidade e responsabilidade...alguns Partidos têm um dia de admitir que não estão preparados e têm de se manter na Oposição, para encontrarem um caminho novo e servir melhor. Porque de servir se trata e de nada mais. Não de serem servidos, o que é transversal nesta ainda infeliz democracia.

Para mim, pois, o resultado que Domingo sair desta próximas eleições, não nos trará nada de novo ou de melhor, mas se possível que nos proteja de algo pior.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Millennium de Stieg Larson: Os homens que odeiam as mulheres

A memória cada vez mais triste do 25 de Abril